Sai da Lata acontecia na Praça do Museu Nacional e ficou conhecido entre 2009 e 2016 por democratizar o acesso à música independente produzida no DF 

O festival Sai da Lata, que arrastou multidões à Praça do Museu Nacional da República entre 2009 e 2016, retomou suas atividades em setembro de 2024 em uma nova abordagem. O evento decidiu se recriar fora do Plano Piloto, compreendendo a necessidade de formação de plateias para a música local em diferentes RAs do Distrito Federal, ocupando praças públicas das cidades com shows e outras intervenções artísticas. Desta forma, foram programadas sete tardes/noites de shows gratuitos na Estrutural, Cruzeiro, São Sebastião, Altiplano Leste, Varjão e Paranoá, apresentando música autoral do DF. 

No dia 28 de setembro, a partir das 17h, Sai do Plano e Fora do Plano, nomes dados aos dois projetos que circularam pelo DF, se encontram para uma edição especial de encerramento no Altiplano Leste, com ingressos gratuitos disponíveis para retirada pelo Sympla. Na programação, shows da banda de brasilidades autorais e dançantes Saci Wèrè, do rock do Passo Largo, a voz de Georgia Nasr, jam session puxada pelo renomado saxofonista Esdras Nogueira, discotecagens dos DJs Gaivota Naves e duo SoulMate, live painting da grafiteira CAMZ, e a estreia do Brasília em Concerto. 

Projeto especial com foco em levar a arte candanga para o mundo, Brasília em Concerto reúne em cena um time de grandes nomes do instrumental brasiliense: o trio do baixista Oswaldo Amorim, o duo Blues de Bolso, com a guitarra alucinante de Haroldinho Mattos, a voz do bluesman Bemol, e abertura de Victor Z e convidado surpresa. A partir das 18h, a programação será transmitida pelo Metaverso, através da plataforma Nowhere.

Nestas sete tardes de circulação pelo DF, o projeto dispôs de ações de acessibilidade às pessoas com deficiência (PCDs) e neuro divergentes – e isso não será diferente no encerramento desta edição, que recebe recursos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição por meio de um QR Code, além de alto-falantes de ressonância, e painel tátil. 

Sai da Lata Fora do Plano é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e Governo do Distrito Federal. Sai da Lata Sai do Plano é realizado através da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Os dois projetos têm a elaboração e captação da Diferente Arte, idealização, realização e produção conjuntas da Cena e Cia – Cenografia, Produção Artística & Cultural e Diferente Arte Produções Culturais, com gestão da Sill Produções. 

SOBRE O SAI DA LATA

O evento foi criado em 2009 pela banda NaLata, em sua primeira formação: José Vargas “Zeh NLT”, Juliano Corrêa “BGH” e Rubens Leite “RBK”. Como a maioria dos festivais independentes de sua geração, surgiu da falta de palcos para apresentação de música local, suprindo uma necessidade vital para a sobrevivência das bandas e artistas independentes do Distrito Federal. 

Festival multilinguagem que sempre trouxe outras manifestações da cultura urbana para perto da música, teve seu início em uma casa de rock em Brasília e, entre 2012 e 2016 realizou cinco edições na Praça do Museu Nacional da República, ajudando a solidificar a importância deste território para a música candanga. Marcado pela difusão de música autoral, o festival investia em computadores para disponibilizar o download de obras de todos os músicos que se apresentavam no evento. 

Após oito anos de pausa nas atividades da banda e do festival, em 2023, Fernanda Samarco, Victor Z., e Zeh Vargas começaram a se reaproximar, motivados por afinidades musicais, artísticas e de produção. Essa conexão resultou em uma parceria firmada através da Diferente Arte, que já havia desenvolvido um projeto de ocupação musical nas praças, com a missão de descentralizar a produção cultural de qualidade no DF. Após muita conversa, reuniões e entendimentos sobre o que foi e o que poderia ser o Sai da Lata, chegamos ao novo modelo. É nesse contexto que o Festival Sai da Lata apresenta os projetos “Sai do Plano” e “Fora do Plano” neste setembro de 2024.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO SAI DO PLANO E FORA DO PLANO

Sábado (28/09), no Altiplano Leste

Transmitido no Metaverso a partir das 18h

Sábado (28/09), no Altiplano Leste, a partir das 17h

Transmitido no Metaverso a partir das 18h

Atrações: SoulMate, Projeto Brasília em Concerto, DJ Gaivota Naves, Georgia Nasr, Passo Largo, Saci Wèrè e Jam Session orgânica com Esdras Nogueira.

Serviço:

Projeto Sai da Lata sai do Plano 

De 31 de agosto a 28 de setembro de 2024, sábados e domingos

Horários: 16h às 21h (exceto dia 31/08 das 13h às 18h)

Entrada franca, ingressos no Sympla

Transmissão no metaverso no link: https://tinyurl.com/SDLmetaverso 
Classificação livre 

Mais informações: diferente.art.br@gmail.com